Educação
26/07/2015 11:19
A educação é um processo sem fim, é a forma encontrada para permitir criar e levar ao aperfeiçoamento da civilização, transmitindo o Conhecimento sob regras de comportamento de uso comum que tornam estável o ambiente.
Embora, durante o passar do tempo os mecanismos usados pelas sociedades se tornem decadentes o termo educação não deve ter uma conotação pejorativa, pois é a portadora da informação, que por algum tempo, pode estar ou não surtindo seu efeito positivo. Não iremos questionar a qualidade da educação, mas a qualidade do aprendiz, pois o processo iniciado remonta a um passado distante e está constantemente sendo reformulado, mantendo conceitos de origem perdida.
Podemos ver na rua um grupo crianças e adolescentes caminhando em grupo, são mais de 150 pessoas que ao passarem ao lado de um container com restos de poda, que atrapalha o percurso, nenhum deles tem a iniciativa de desobstruir o caminho para os demais, apesar de estarem se dirigindo a um local de prática de esportes voltado a educação. Retirar o obstáculo é uma questão de educação, não é um ato direcionado egoisticamente ao eul, mas para interagir com a sociedade - os outros eus.
A educação mal direcionada serve apenas para a padronização de certos comportamentos favoráveis ao controle das massas. Apesar, de algumas padronizações serem necessária, isso não é o objetivo da verdadeira educação, que deve despertar no aprendiz a vontade de conhecer também o desconhecido.
O Serviço à humanidade deve acontecer no dia a dia visando manter o processo da vida em crescimento até o despertamento permanente. Dentro do Quarto Caminho não se deve imaginar que a falta de comprometimento com o próximo, com a sociedade e com a humanidade possa favorecer, facilitar ou fornecer algum ganho para subir os degraus no Caminho, muito pelo contrário.
A verdadeira educação é uma conquista pessoal, pois tem o componente do controle do mundo interno. Não se deve agir mecanicamente, por obrigação levando a um remoer de pensamentos sobre o que acontece, mas por consideração ao outro. Essa educação pessoal necessariamente passa pelas escolhas pessoais, momentos de teste prático, que tendem a levar-nos ao rumo de um nível maior de consciencia e, analogamente ao recém formado e sem experiência profissional, deverá optar por acumular experiencia na área ou a vantagem monetária que o mercado oferece em outras atividades correlatas.
Não se iluda que algum dia haverá uma aposentadoria para o SER, pois ele é eterno e você naturalmente desejará elevar os demais ao nível que chegou, mas neste caso, com o perfeito conhecimento do método pois você o trilhou. Como o retratado na parábola das lentilhas, a humanidade em regra, prefere a comodidade da sopa de lentilhas, as vantagens que o momento oferece na mecanicidade, perdendo o controle de seu karma.
Não confunda educação com as atitudes das pessoas ditas “educadas” do mundo. Uma coisa é receber a informação e outra é posicionar-se para agir conforme essa bagagem considerada importante. Não importa o que os outros fazem de errado, importa é o que o Ser, você, está fazendo para não entrar nesta sintonia, seja o João do Passo Certo vivendo hoje com as qualidades que pretende ter no futuro e a Vida começará a afastar de você as situações que não estejam sintonizadas com seu nível de Ser, é um fato real, não duvide.