EVOLUÇÃO
25/10/2015 11:06
INTRODUÇÃO:
O objetivo do Quarto Caminho é fornecer as ferramentas para o Despertar no hoje, no aqui e agora, para que o Ser possa manifestar-se no mundo seguindo Leis que o permitam evoluir a cada dia. Lembre-se das sábias palavras de Paulo de Tarso, e não duvide, "quem vive na Lei é protegido pela Lei"
O resultado do Trabalho para viver na Lei dependerá ùnicamente do estudante aplicar o Conhecimento na velocidade em que os eventos ocorrem. Evidente que dependendo do nível que se pretende chegar, os eventos poderão ocorrer em intensidade maior ou menor, isto significa, que as oportunidades de Trabalho sobre si poderão ser mais freqüentes, de forma que a justificativa das pessoas que abandonam algum trabalho sobre si com intento de se aproximar do Mundo Superior é real.
As pessoas passam a enfrentar mais dificuldades no dia a dia do que antes de procurarem o Caminho, isso não se trata de mera especulação e sim de um trabalho necessário de purga, pois não é possível contato com o Mundo Superior, localizado acima do repositório que envolve o planeta e contém todas as criaturas finadas que necessitam de corpo biológico.
Evolução da Consciência.
O Ser é Consciência, é o Eu puro, liberto dos sete corpos que o prendem no mundo físico, tal como a pérola presa na concha que forneceu proteção durante seu desenvolvimento. Analogamente ao sofrimento do homem, a pérola e fruto da irritação de um corpo estranho no tecido da ostra, que foi sendo coberto com material da madrepérola.
A moderna ciência definiu que tudo no Universo é energia, e a matéria é energia condensada ou cristalizada (E=m.c*2). Com relação ao termo “cristalizado” devemos ter em conta que o cristalizado e sólido é uma percepção que não mostra a realidade infima das partículas elementares em vibração nos átomos. Os átomos possuem muito mais espaços vazios do que densos, como em um sistema solar. O que se chama vibração no coloquial é chamado de freqüência na física. A vibração zero ( na temperatura do zero absoluto- zero Kelvin) até a mais alta vibração existente uma infinidade de níveis perceptíveis e outros não, como as ondas de rádio/TV, microondas, raios x e as cores.
O máximo de vibração atingível é o da Luz, que também é consciência e neste nível, inteligência pura. O termo iluminar as mentes não se trata de mera figura de linguagem mas também é preciso dizer que a luz. Sem a necessidade de redirecionar o assunto para a Teosofia podemos afirmar que a Energia da Fonte diminui sua freqüência até formar os mundos inferiores (sólidos), passando necessariamente pelas estrelas na sua rota mecânica, ou seja, naturalmente. Esses dados servem como explicação de como a Inteligência se manifesta no Universo e porque está ciente de tudo sob seu domínio (dentro de seu aglutinamento de matéria), cassim como a célula aglutina suas estruturas internas para formar com as demais, um organismo maior, do qual faz parte... como escrito nas escrituras cristãs na analogia das uvas, da videira e do dono da vinha.
Esta explanação de visão esotérica da realidade é resultado de constatação pessoal a ser feita por cada Ser para conhecer o Universo, mas não está sob seu controle, isto é, de acordo com o Trabalho o Universo se manifestará no momento adequado. A estrutura, o caminho evolucionário, está feito e definido para o Tempo determinado para este ciclo. Os degraus da escada para "ascensão" da consciência de ser trilhada individualmente pela humanidade, raros são os homens que atingem níveis superiores de consciência por "assunção", é um em mil anos. E, contudo, a humanidade "contida" no Universo é guiada no Caminho por esses e outros indivíduos que "pertencem" ao Universo, com toda a intimidade que a pertinência propicia.