Foco no Trabalho Intelectual ou Emocional?

09/05/2015 14:57

Nossa civilização é construída através de avanços do intelecto, através da ciência e da tecnologia aplicada, ainda que de forma egoística, e não há como negar tais fatos entretanto, o intelecto tem um limite. Nosso conhecimento intelectual é o resultado do somatório de informações adquiridas e revisadas desde antes dos babilônios, que terminaram seu cíclo de desenvolvimento e queda antes dos egipcios começarem o seu. Este coletivo de informações adquiridos durante os últimos dez mil anos também está restrito a produção de algumas grandes mentes que provocaram a dispersão do conhecimento para as civilizações subsequentes, não sendo, portanto, uma produção massiva do homem comum em dada época. Podemos afirmar que o homem comum não poderá faze-lo, basta verificar o tipo de vida que levavam e os interesses destes grandes vultos e veremos que a maior parte da humanidade não está preparada, disponível e não deseja fazer esses esforços. Mesmo assim, o desenvolvimento intelectual é a forma mais segura do avanço do conhecimento humano, ainda que este seja particionado entre grupos de povos que dominem uma ou outra parte deste somatório de conhecimentos.

Depois desta introdução é preciso alertar que isso não é de forma alguma premissa para criar o "antakarama" ou "Ponte para os Centros Superiores" embora, possa contribuir desde que se encaminhe para o conhecimento da lógica que leva a razão,  e que nos permite um afastamento automático das tendencias e pequenas vontades pessoais. Todos os Instrutores do Caminho remetem seus ensinamentos para o controle e harmonização do Centro Emocional inferior ainda que o Centro Intelectual Inferior tenha se desenvolvido, simplesmente porque o componente emocional dos sentimentos bons emanados  pelo Ser são o que mais se aproxima das formas de vida superiores, analogamente aos níveis ou "bandas de energia" dos elétros em suas orbitas e subórbitas, ajustadas para cada estado vibracional ou de energia. Exceto que no planeta Terra a manifestação de vida biològica que está no seus ciclos inconscientes de encarnação e desencarnação tem seus nichos no entorno do palneta, em níveis semelhantes aos que vemos na casca de uma cebola, em camadas (bandas de energia). A produção do Centro Emocional Superior é a verdadeira emanação do Ser, como a luz é a do Sol e que propicia as condições para a vida biológica - a forma mais baixa e atrasada de manifestação da vida no Universo alcançável pelo Centro Intelectual Inferior - e que acompanha a evolução na Terra por éons (escala de tempo geológico que corresponde a um bilhão de anos).

Como Trabalhar o emocional? Em uma passagem Bíblica  de Mateus 22:21 está escrito: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".  Ora, sendo a "Fonte" o Espírito, Caridade, Amor, Luz e Vida, como atividades puramente intelectuais que identificam, estudam e catalogam as manifestações materiais do Universo poderiam despertar o homem? Na verdade o ensinamento é voltado para mudanças emocionais, isto é,  alterações no mundo interno, que foi chamado de Reino de Deus, Templo de Deus e que nas Epístolas às " Igrejas" enumeram algumas caracteristicas que são indesejáveis neste Templo Vivo que é o Eu. No livro da Reveleção, ou seja,  Apocalipse existem as passagens sobre os aspectos das "Sete Igrejas" (os sete corpos) que necessitam reflexão.
Em (João 14:23) está escrito: " Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. Em I Corintios 3:16  "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" Na  Epístola à Igreja de Sardes - "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz Aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto". e no Apocalipse 3.1-6 "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" enquanto a maioria das pessoas não estão Trabalhando sobre si e seus muitos Eus, conforme Ezequiel 12:2 “Filho do homem, tu vives no meio de uma Casa rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não enxergam; têm ouvidos para ouvir, mas se negam a escutar, porquanto são uma nação rebelde".

Para finalizar, o princípio do Universo é o Amor, desde o sempre, isto é um axioma da filosofia perene, não existindo espaço para depreciação do Amor com palavras compostas. O Amor está, como um princípio, e não tem relação de dependencia. Por exemplo: No Amor egoístico, no Amor mecânico, no Amor sincero,... o que existe é o Amor impregnado no egoismo, etc... e não devemos interpretar como outra forma anômala do Amor.

Voltar

Contato

MAGISTER DIXIE

Mateus 24:27-31 "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem". E o despertará e não haverá dúvida disso.

Crie um site grátisWebnode