Lembrança de Si - Como lembrar?
29/01/2016 13:39
Lembrança de Si é um termo aparentemente óbvio, mas não o é, quem já experimentou uma expansão da consciência percebe que isso muda a visão da vida, é capaz de mudar o rumo e o sentido da vida, de forma que as outras pessoas podem até ficar espantadas com a atitude ou guinada de 180 graus que a pessoa pode fazer. Isso não é raro de se perceber no meio em que vivemos, o que é raro, é a guinada ser em direção à auto consciência, um estado onde a pessoa está unificada, sem essa "legião" de pequenas vontades (eus) que jogam as pessoas comuns de um lado para o outro nos reveses da vida.
Um nível maior de consciência é o que torna o Ser presente aos eventos do aqui e agora, com uma compreenção maior dos fatos dentro de uma perspectiva maior, do Todo (holos) e não somente nos aspectos que lhe interessam em dado momento pois está com um estado que afeta sua visão da realidade devido ao filtro do baixo nível de consciência. Ficamos cientes agora que consciência tem níveis. Durante alguma fase da vida inconsciente e mecânica a pessoa pode decidir atingir alguma meta e direcionar todos os seus esforços para isso, nem que seja necessário abrir mão de muitas coisas. Esse "plano" insano, com o passar do tempo cria um estado obcessivo, que no Quarto Caminho é chamado de Identificação, e que se extingue naturalmente... porém, depois de muito tempo perdido, pois apenas quando a meta é alcançada é que se abre um vazio existencial que aos poucos poderá ou não ser preenchido por alguma outra meta ou, o que é pior, levar ao esquecimento do rumo na vida, o desinteresse pelo trivial e simples a procura desesperada de formas não convencionais de recuperar o encanto pela vida ainda mais distante do portal interior. A melhor meta é a do auto controle através do "Conhece-te a Ti mesmo".
Um dos exercícios recomendados para começar a lembrar de sí é ficar atento em qualquer tarefa que estiver fazendo. Comece pelas pequenas, como lavar pratos ou andar... procure lembrar de si, que você está vivo e presente naquele momento, executando aquela atividade de "corpo e alma", sem estar em devaneio ou planejando a próxima atividade. Em pouco tempo você perceberá que não está mais com a atenção naquela tarefa, em suma, esqueceu de si .
O Quarto Caminho explica isso conforme a Lei das Oitavas, que foi representada pelas notas musicais na antiguidade e "redescobertas" na idade média. Existe na escala musical notas que têm uma relação diferente entre sí, ou seja, não são monótonas havendo pontos de "aceleração", nos momentos em que há essa mudança há oportunidade de surgir um "esquecimento" e outras iniciativas podem acontecer, como se fosse o ponto de bifurcação do galho de uma árvore, onde o tronco representa o início da Oitava (o evento com inicio meio e fim).
Não é difícil de verificar por essa analogia que uma Oitava poderá gerar muitas outras e quando se trata de uma oitava que necessita de nossa atenção, uma distração nos levará a um esquecimento e o motivo pelo qual se estava procurando manter a atenção. Com o tempo se pode aprender a ficar "mais ligado" nestes momentos que se apresentam como um cansaço, fadiga ou pensamentos que justificam isso como algo normal. Como é uma Lei podemos considerar normal, como é explanado por Ouspensky ao afirmar que se não fosse assim, ao começar a chover nunca mais pararia, etc... No entanto, a idéia de estar presente a nossa vida é a de poder tomar a decisão mais adequada a cada evento e, neste sentido, somente estando em um nível de consciência mais elevado, fora da influência da mecanicidade - da relação estimulo/resposta - estaremos controlando e direcionando a cadeia de eventos geradores karma positivo ou favorável a nossa evolução.
Não é necessário muitas palavras para se constatar a realidade da humanidade atual, onde há muitos indivíduos com um baixo nível de consciência e que portanto não percebem o prejuízo que estão causando a tudo fora de si. Noentanto, a Leié inflexível e sentirão, em consequencia de seus atos impensados e sem intenção, as consequencias desatrosas do Karma negativo que será reequilibrado no mesmo nível em que foram gerados, ou seja, na inconsciência, de forma que o ser sinta na mesma medida o efeito causado, ainda que por eventos e meios diferentes.
Evidente é, que Seres com um grande poder velam pela humanidade inconsequente de forma que o Gran Total do carma negativo um dia é atingido e ocorre o reequilibro planetário com seu impacto necessário para que seja mantido o propósito da evolução na matéria.