FUNDAMENTOS PARA TRANSFORMAÇÃO DO SOFRIMENTO

11/03/2023 05:11

No Quarto Caminho foi divulgado por Gurdjieff que existem alguns pré-requisitos para o Trabalho sobre Si, resumidos aqui, dentre os vários que conheço e que são fundamentais para o Romeu.

A pessoa deve ter uma repulsa interna as condições que a sociedade impõe a TODOS.

A pessoa deve estar vivendo sem "carência material e fisica" para manter uma vida atuante no mundo sem dependência. 

Vou explanar:

 Alguém que sofre física ou mentalmente pode estar sob efeito das leis do Carma e deverá sofrer sem saber o motivo ou começar um Caminho que podemos chamar de purgação através da aceitação, transformação do sofrimento, da aceleração do equilibrio carmico devido as atitudes proativas no sentido de entender que é uma justiça superior sendo aplicada, ou oque é ainda mais apreciado nos Níveis Superiores, está procurando "reparar" os erros na medida em que avança no Caminho. Aqui podemos nos remeter ao Sermão da Montanha até a última palavra!

Alguém que sofre com a visão de mundo, consciente de que suas atitudes atuais podem causar consequências desagradáveis, deixando um débito com o Carma futuro, poderá seguir as orientações paro o Trabalho no mundo, sob regras condicionadoras da sociedade,  de maneira astuta, com discriminação entre os valores passageiros e perenes  priorizando a meta para qual se esforça sem "escandalizar o mundo".

Também não há como deixar de mencionar o Buda histórico, neste caso, por ser extremante fácil a compreensão, pois assim como o Sermão da Montanha se aplica ao iniciante no Caminho com um fardo pesado, no caso de Sidarta Gautama e alguns grandes Santos da Igreja, boa parte da vida tiveram acesso ao todo o conforto fornecido pelo seu tempo e convivendo com uma luta interior ao observar o sofrimento dos semelhantes, no mundo externo.  Isto os tornou sensíveis ao sofrimento geral justamente por estarem na parte mais alta da pirâmide social. Também temos o exemplo de Moisés, filho adotivo da filha do Faraó e instruído com o conhecimento da maior civilização da época, que condensou o conhecimento da mesopotâmia (Suméria), resistindo a anarquia geral das guerras da Idade do Bronze e mantendo o conhecimento do Antigo Testamento durante as influencia Grega e posteriormente Romana.

Veja a diferença entre sofrer e "transformar" o sofrimento, que é de origem Cármica pessoal, emulada como "pecado original" pela busca não autorizada da sabedoria e conhecimento no Jardin do Edem. O erro gera sofrimento...

Transformação do Sofrimento é compreender que o outro não tem condições de alcançar o entendimento por causa do nível em que está e relaciona-se com as ultimas palavras de Cristo no calvário: "Pai, perdoai-os, porque não sabem oque fazem".

Voltar

Contato

MAGISTER DIXIE

Mateus 24:27-31 "Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do filho do homem". E o despertará e não haverá dúvida disso.

Crie um site gratuitoWebnode